Com as mídias sociais sendo utilizadas como uma plataforma que nos conecta aos nossos futuros clientes, a busca por como produzir conteúdo tem aumentado bastante.
A maioria das pessoas utiliza o Instagram para continuar se posicionando como espectadoras, consumindo o conteúdo dos outros de forma passiva, não ativa.
Antes de mais nada, para consumir o conteúdo de forma ativa é preciso colocá-lo em prática.
Acabamos fortalecendo ainda mais a ação de ouvir podcasts, ler livros, assistir aulas, mentorias, cursos, sem colocarmos nada do que aprendemos em prática.
Por outro lado, quando colocamos tudo o que assimilamos em prática, na fase de espectadores, e começamos a criar conteúdo, o “jogo” começa.
Como pensa e age o criador de conteúdo?
Primeiramente, para desenvolvermos comunicação e oratória, é certo que precisaremos de um repertório — que já temos.
O que precisamos entender e ter muito claro é o mindset do criador de conteúdo.
Um criador de conteúdo sempre se pergunta se o conteúdo que está criando, nas suas mídias sociais, agrega e cria valor na vida das pessoas.
Só assim conseguimos “ventilar” o nosso produto ou serviço. A nossa comunicação diária com as pessoas deve resolver a vida delas, não criar mais dores.
Por isso, temos que pegar o nosso repertório e transformá-lo em um produto ou serviço que pode ser “ventilado” dentro das mídias sociais.
Aqueles que, hoje, pensam em cada um desses pontos, estão mudando a forma de se relacionarem com as ferramentas.
Ao mesmo tempo que entramos na jornada de produzir conteúdo, gravar vídeos, stories e fazer lives — seja para qual mídia for — pensamos menos como escravos e mais como empreendedores.
Dessa forma, como alguém que não mais depende de uma empresa para gerar seu lucro mensal.
Ou como alguém que, no seu tempo livre, pode usar o Instagram, por exemplo, para desenvolver sua comunicação, seu repertório, sua persuasão e seu carisma.
Como produzir conteúdo e sair da postura de espectador?
O Instagram é o melhor curso de comunicação e oratória que se pode fazer.
Os vídeos postados servem para nos estudarmos. Temos o feedback das pessoas, observamos se a qualidade da nossa comunicação está gerando engajamento, resultado etc.
Agora, é preciso criar coragem para sair da zona de conforto, criada pelo tempo excessivo investido no comportamento de espectador da vida.
O espectador nos faz perder grandes oportunidades em qualquer área que seja. Quantas vezes não fomos falar com a pessoa pela qual ficamos interessados?
Ficamos esperando o tempo inteiro, enquanto espectadores, que as coisas caiam no nosso “colo”, que as ganhemos.
Nós não ganhamos nada, precisamos aprender a conquistar. Toda vez que esperamos ganhar, somos nós ainda conectados com a nossa infância.
Quem ganha é a criança — mesada, afeto etc. —, sem ter que fazer por merecer.
O que faz com que não nos posicionemos?
O medo, a timidez, a procrastinação, o adiamento de nos posicionarmos como criadores de conteúdo, faz com que nos mantenhamos na zona da escassez.
Observe a quantidade de amigos e pessoas famosas que estão usando as ferramentas, criando e se posicionando como produtores de conteúdo.
A primeira chave que precisamos virar é a de mentalidade passiva sobre o que acontece ao nosso redor.
Com a estratégia e a técnica correta, seja qual for a coisa que decidamos vender, ganharemos muito mais dinheiro do que se trabalharmos para alguém.
O que faz com que não avancemos é a timidez e a insegurança. Além, é claro, da preocupação excessiva com a opinião de pessoas que não pagam as nossas contas.
É nisso que está o núcleo da personalidade daquele que fica observando a vida passar.
Portanto, perceba onde, na sua vida, você está perdendo oportunidades afetivas e financeiras por estar com esse posicionamento.