Como criar um reset de atenção para impactar a audiência na internet?

Reset de atenção é uma poderosa dica de paquera, mas também de marketing digital. É ele quem nos ajuda a conquistar tanto a pessoa que temos interesse quanto a nossa audiência na internet.

Por quê? Porque ele trabalha com os territórios mentais que ocupamos nos cérebros das pessoas. Quando bem aplicado, faz com que consigamos reter a atenção do nosso público.

Como o reset de atenção funciona?

Para começar e ficar mais fácil de se entender, vamos a situação de quando queremos nos relacionar com alguém, seja de forma casual ou séria. Nós partimos para a conquista, nos declaramos, mas, infelizmente, a pessoa diz “não”.

O que fazer em seguida? Persistir. É preciso bastante atenção, pois não se trata de insistir, mas, sim, de não desistir, de fazer uma retirada cognitiva.

Como assim? Por exemplo, podemos nos afastar por um mês, nos transformar durante esse período e aparecermos um mês depois. Então, deu tempo de a pessoa limpar o julgamento que ela tinha sobre nós e nos dar uma nova oportunidade, porque voltamos diferentes. Se feito da forma correta, a pessoa agora irá dizer “sim”.

É a mesma coisa com a audiência, mas com uma exceção: na internet, precisamos apenas de 3 dias para isso. Afinal, a nossa audiência já faz todo o processo para nós.

Ela segue outras mil pessoas, fica o dia inteiro vendo um monte de stories e aquilo que viu de nós há 3 dias é esquecido.

Ou seja, se paramos de postar por 3 dias a nossa audiência “esquece” de nós. Esquecer no sentido de que o cérebro dela já ocupou o nosso espaço com outra celebridade.

Como reter a atenção da audiência?

A guerra do reset de atenção acontece a cada minuto no digital, dentro do território mental, onde os criadores de conteúdo “brigam” por 1 segundo da nossa atenção.

Os criativos que postamos, por exemplo, ajudam e muito nesse sentido. Porém, a maioria das pessoas que dizem postar criativos, na verdade, postam apenas vídeos que gostam de chamar assim.

O vídeo precisa criar um ativo na cabeça da audiência. Dessa forma, criamos uma experiência que faça com que as pessoas percebam valor ativo, não passivo.

Marketing envolve transformar segundos em minutos; minutos em horas; e horas em maratona. Se somos comunicativos o suficiente para transformar 1 segundo da atenção que alguém nos dá em 1 hora de live, fazemos milhão.

Infelizmente, grande parte das pessoas é chata, não tem entrada límbica, apenas “papo groselha” e motivacional. Por isso, a audiência entra, vê que não vale a pena, que é ruim, e sai.

Então, a estratégia de marketing serve para reter a atenção. Esse é o nosso foco. Ou seja, conseguir fazer uma pessoa ficar prestando atenção, enquanto entregamos conteúdo para ela.

Como gatilhos mentais influenciam no reset de atenção?

Os gatilhos mentais são estratégias de comunicação que usamos por tempo suficiente para reter a atenção das pessoas até uma C.T.A. (Call To Action, ou Chamada Para Ação — em português).

A C.T.A. pode ser “comenta aqui embaixo”, “entra no grupo do WhatsApp”, “arrasta pra cima”, “compra o curso” ou qualquer outra coisa. Ou seja, retemos a atenção para dar um comando cerebral.

Além disso, os gatilhos mentais exploram a vulnerabilidade da carência afetiva. Eles existem há muito tempo e todo dominador já utilizou ou os utiliza.

Desse modo, todo governo, além de ser dono de uma emissora de Tv, também é dono de jornal e revista. Logo, toda vez que virmos uma matéria, temos que nos perguntar quem é o patrocinador e por quê.

Para sermos pessoas livres, precisamos ser livres de patrocínio. Se tivermos, não somos livres, pois teremos que defender a ideia do patrocinador.

Portanto, quando entendemos de espaço mental, percebemos o que ocorre se passarmos 1 dia sem fazermos stories, posts para o feed, vídeos para os reels, ou seja, sem aparecer na tela da audiência. Em 3 dias, ocorrerá um reset de atenção, o cérebro dela nos “esquecerá”, isto é, escolherá outra fonte relevante, uma substituição cognitiva.

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