A obesidade mental atrapalha o sucesso profissional

Será que você não está com obesidade mental? Hoje em dia, a maioria das pessoas é “gorda” mentalmente, não possui a mentalidade apropriada para sobreviver à curva de aprendizagem.

São muitos os conteúdos acumulados, seja por meio de livros, vídeos ou horas em uma sala de aula. Entretanto, como obesos mentais, ficamos apenas acumulando, quando deveríamos estar colocando tudo isso em prática.

O que faz a obesidade mental?

Com a obesidade mental, ficamos bloqueados, travados, chumbados em um só lugar. De tanto conteúdo que tivemos que assimilar no ensino médio, por exemplo, ficamos presos na cadeira; tentamos nos movimentar e não conseguimos.

Ao virmos para a internet, para gravarmos nossos vídeos e aulas, transbordarmos, temos dificuldade, porque somos bons em tirar nota, mas ruins em produzir conteúdo.

Se não colocarmos em prática tudo aquilo que assimilarmos, não teremos sucesso. Ou seja, ficaremos com o discurso do “não funciona” ou “não é para mim”, por não estarmos “caindo em campo”.

O código da “trincheira”, do “campo de batalha”, é que precisamos dar conta de colocar para fora tudo aquilo que assimilarmos.

Quando ficamos com a ideia de fazer algo com o objetivo de ganhar ou dar certo, não estamos querendo colher o resultado. Então, por medo de colhermos um resultado negativo, não entramos em ação.

Quando focamos apenas em colher o resultado, nós fazemos, independentemente de qualquer coisa. Contudo, se forcarmos em ganhar, perderemos.

Como lidar com a obesidade mental?

Primeiramente, como vimos, temos que trocar a vitória pela captação do resultado, seja ele positivo ou negativo.

Quando é positivo, ótimo; quando é negativo, há aprendizado. Afinal, ganhar dinheiro é bom, mas melhor ainda é criar, implementar, representar transformações sociais.

Além disso, há algo que ajuda muito: a cada 1h de conteúdo assimilado, serão 20h de conteúdo praticado. Não tem erro.

Ao utilizarmos isso, o “abdômen” da nossa mente estará sempre “sarado”. Do contrário, continuaremos com a obesidade mental.

Experimentando novos conteúdos

No marketing digital, antes de um lançamento, há duas etapas que as pessoas não levam muito em conta. São elas o branding, que envolve a nossa identidade percebida pelas pessoas ao nosso redor, conhecidas e não conhecidas, e a criação de um movimento.

É na etapa do movimento que nos posicionamos dentro do nosso nicho como heróis, líderes. No entanto, para isso, é preciso ter coragem, principalmente, para não agradar.

A maioria das pessoas está se jogando no digital e fazendo muitas coisas. Dessa forma, temos que exercitar dois comportamentos que irão nos ajudar a prosperar nesse mercado: quebra de padrão e criatividade.

Para quebrarmos o padrão, precisamos de coragem. Em contrapartida, quando temos compromisso com o acerto e queremos agir apenas se for para ganhar, não agimos. Esse é o grande problema.

Temos que agir para coletarmos experiências, seja em qual área quisermos. Utilizando da dinâmica dos videogames, é a soma dos pontos de experiência que nos faz avançar de nível. Ou seja, aceitarmos e irmos para a próxima fase.

Em um videogame, o chefão é programado para passarmos dele apenas quando desenvolvermos determinado tipo de comportamento — que se torna um hábito. Quando conseguimos, dominamos aquela fase e passamos para a próxima.

Sucesso é isso, dominância de fases; saber aquilo que não sabíamos que deveríamos saber. É nisso que está o sucesso para passarmos para a próxima fase.

Quando ficamos limitados a apenas consumir conteúdo que é bom para nós, não crescemos. Portanto, temos que estar dispostos a experimentar novos conteúdos, pois eles podem ser importantes para o sucesso do nosso negócio.

Comece a se tornar herói...

Junte-se a mais de 110 mil heróis e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer a sua vida mais intensa! (é grátis)! Preencha abaixo e cadastre-se:

Compartilhe isto!

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários:

Mais artigos:

comunicação

O que realmente funciona no mercado digital?

Primeiramente, entretenimento é a melhor mecânica para vender qualquer coisa. A maioria das pessoas apenas não sabem o que nós, criadores de conteúdo, sabemos até

Já maratonou meu IGTV?

Toque no botão abaixo e entre agora nos meus últimos vídeos.