Uma das coisas que mais atrasa o crescimento e atrapalha a ação de qualquer pessoa, interessantemente, é uma palavra que termina com “ação”: a distração. Por isso, precisamos olhar para ela para aprendermos a como atingir metas.
Meta e anti-meta
A distração faz com que percamos o foco na meta e, quando isso acontece, seguimos na direção da anti-meta.
É muito comum as pessoas falarem de meta, mas raramente conversam sobre anti-meta. Ela é todo comportamento, relacionamento e energia que investimos em coisas que nos afastam do que queremos atingir.
Por exemplo, se a sua meta é aprender a gravar vídeos e lives, melhorar a oratória no digital, tudo o que você faz na direção oposta a isso te aproxima da anti-meta.
Dica de como atingir metas
Tendo isso em mente, para conseguir atingir metas de forma mais rápida e sair da distração, siga as seguintes dicas:
1
Estabeleça uma meta. Algo para 2022, por exemplo.
2
Escreva ao lado a anti-meta.
Assim, teremos muito claro a meta e quais os benefícios dela e, além disso, qual é a anti-meta e quais são os comportamentos que nos levarão até ela. Um deles é a distração.
Às vezes, as pessoas ao nosso redor, nossos relacionamentos, nos distraem do que temos que fazer. Muitas vezes, até trazemos pessoas, cenários e ambientes para a nossa vida para nos distraírem disso, para, inconscientemente, fortalecermos a anti-meta. Ou seja, ficamos nos sabotando.
Foco e hiperfoco
Não se distraia com aquilo que não faz sentido, mantenha o foco e ande com pessoas que te inspiram a isso. No momento em que tiramos as distrações, saímos do foco e entramos no hiperfoco.
Foco é prioridade. Prioridade termina com idade, isto é, uma palavra temporal, ou seja, aprendemos com a idade a priorizar o que faz sentido para nós, as escolhas certas, os companheiros certos, as decisões, a alimentação, as práticas esportivas ou não.
Portanto, prioridade é maturidade, que é prosperidade, que é felicidade. Lembre-se, todas as palavras que terminam com “idade”, nos exigem tempo.