Como vender sem vender para atrair mais clientes?

O processo de venda é a soma de vários disparos de preconceito positivo. Isto é, as pessoas criam um julgamento com base na aparência, comunicação e bens que possuímos. E esse é um dos fatores que utilizamos para vender sem vender.

Para simplificar, quando achamos alguém bonito, a pessoa “marca” 1 ponto; se a pessoa tem os objetos que gostaríamos de ter, mais 1; se ela fala bem, mais 1. O contrário também acontece. Por exemplo, se não gostamos das cores das camisas que ela usa, isso é algo negativo, logo, na nossa balança interna, fica 3 a 1.

Dessa forma, vamos “marcando” pontos. Quanto mais acumularmos experiências positivas na cabeça das pessoas, mais elas estarão perto de comprar o nosso produto.

Como vender sem vender com amostras grátis

As pessoas vão dando passos cognitivos na nossa direção e, em algum momento, terão dado tantos passos que não irão querer voltar atrás. Então, farão a compra, porque voltar é o caminho que cansará o cérebro delas — algo que elas não querem.

É como se estivéssemos conversando com uma criança que está aprendendo a andar. Quando pedimos para que ela ande até nós, enquanto estamos distantes, na outra ponta do ambiente, ela até pode vir, mas é possível que desista no meio do caminho.

O mais eficiente seria pedir para que ela ande até nós enquanto estamos a apenas alguns passos dela, para, então, irmos dando alguns passos para trás. Quando ela menos perceber, terá andado o caminho inteiro.

Se pedirmos para o homem comum andar até nós, isso o assustará, ele dirá que não irá conseguir. Precisamos ir até ele, ativar o que chamamos de “gatilho mental de reciprocidade”.

Na primeira live, tiramos a pessoa do ponto zero para o ponto 1; na outra live, para o ponto 2; depois, a levaremos para o estágio 3, onde daremos um passo maior, assim também no 4, onde ocorre a venda. É o que fazemos nas CPL 1, 2, 3 e 4.

Muitos querem vender, mas de longe, sem terem que passar por esses passos junto com as pessoas. Porém, este é o poder da amostra grátis: vender sem vender.

No mercado 3.0, nós pagávamos primeiro para receber depois. Hoje, no mercado 4.0, nós damos primeiro e vendemos depois. Por isso, a amostra grátis é extremamente importante.

Usando o Instagram para atrair mais clientes

O Instagram é um conjunto de postagens que fazem empilhamento emocional positivo na cabeça da nossa audiência. Criamos o desejo da pessoa querer estar conosco, participar da nossa lista de espera. Então, todos os dias, quando ela entrar no nosso Instagram, dará micropassos.

Ela começará com os stories, depois irá para o IGTV e assim por diante. No entanto, dependendo do nível de maturidade da pessoa, ela pode pular alguns dos passos.

E estas são duas coisas que precisamos entender: maturidade digital e mentalidade digital. Mentalidade digital é um “upgrade” da nossa mentalidade analógica. Maturidade digital envolve quantos lançamentos fizemos, quanto investimos em imersões, cursos, mentorias e treinamentos, ou seja, quanto temos de horas de prática.

Além disso, uma das coisas que aumenta o nosso nível de mentalidade e maturidade são quantas horas passamos conversando com outras pessoas do mercado digital, aprendendo coisas novas.

Uma pessoa que faz sete dígitos no digital, muitas vezes, pode apenas ter uma equipe que possui muita maturidade e mentalidade, enquanto ela é apenas um “showman” e não entende de estratégia.

Nesse caso, ela pode fazer muito dinheiro, mas ficará presa à essa equipe, que pode acabar querendo a sua “alma”. Há muitas pessoas passando por isso no digital.

Portanto, temos que desenvolver e ter essa maturidade para podermos ter poder de escolha, porque, da perspectiva do showbusiness, o show não acontece sem o vocalista. Nós somos vocalistas.

Ainda que você não seja, é recomendado que assuma esse lugar. Se você lança pessoas, lance a si mesmo e o seu produto. Uma coisa não invalida a outra. Quem tem o poder é quem consegue juntar atenção. Assim, nossa conta de Instagram vale o quanto conseguimos reter e converter.

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