Diferencial competitivo: Quais são eles?

O diferencial competitivo está atrelado a vários fatores, que, muitas vezes, não fazemos nem ideia. Por exemplo, você sabe qual é o seu diferencial competitivo no pilar da fisicalidade?

Na década passada, ao nos perguntarem sobre o nosso diferencial competitivo, era comum que o nosso primeiro pensamento tivesse relação com onde nos formamos ou quantos idiomas falamos.

Na década em que estamos, o diferencial competitivo são as soft skills. São exatamente as habilidades que não aprendemos no meio acadêmico, como comunicação, oratória, marketing pessoal, posicionamento, liderança etc.

Diferencial competitivo e seus pilares

Existem 3 pilares importantes, que precisamos saber o nosso diferencial competitivo dentro deles. São eles: fisicalidade, intelectualidade e inteligência emocional.

Pilar da fisicalidade

Um dos aspectos mais fáceis de entender é a fisicalidade. Antes de mais nada, responda com sinceridade: qual é o teu diferencial competitivo no quesito físico?

Se a resposta para essa pergunta não estiver clara nos primeiros 3 segundos, significa que precisamos nos observar melhor. Qual parte do nosso corpo, em um recorte quantitativo das pessoas ao nosso redor, nos destaca mais? Pode ser qualquer coisa: coxa, perna, bunda, cor dos olhos, tipo ou textura de cabelo, posicionamento, entre outros.

O que você tem fisicamente que faz a diferença quando alguém te compara com outra pessoa? O nosso corpo tem um grande diferencial competitivo, ele é um ativo. Cuidar dele, no quesito visual, faz a diferença.

Assim, é preciso ter esse diferencial muito claro, pois iremos usá-lo ao nosso favor. As mulheres sabem disso muito mais do que os homens.

Pilar da intelectualidade

O pilar intelectual envolve aquilo que sabemos, mas que a maioria das pessoas não sabem; ou aquilo que sabemos fazer de muito complexo que, quando a maioria das pessoas tentam reproduzir, não conseguem.

Portanto, isso também é um funil, um diferencial competitivo. Somos pagos para saber ou por saber coisas que a maioria não conhece ou domina.

 Pilar da inteligência emocional

O pilar da inteligência emocional envolve quanto aguentamos quando somos pressionados. Se as coisas não são do jeito que você quer, você infantiliza e chora? Quanto está disposto(a) a aguentar de alguém que diz que você não conseguirá fazer aquilo que quer, por exemplo?

Além disso, há o nosso diálogo interno. Precisamos observar se durante o dia passamos mais tempo positivos ou negativos; se a nossa linguagem interna é mais otimista e entusiasta ou negativa e pessimista. Qual é o teu cenário mental?

Diferencial competitivo para ser excelente

As pessoas interessantes e conquistadoras, que governam e possuem aquilo que tanto queriam, são aquelas que têm clareza sobre esses aspectos, mesmo que de forma inconsciente.

Anteriormente, fazíamos aula de reforço para ser bons na matéria que éramos ruins. Hoje, os psicólogos entendem que ela serve apenas para empatar aquilo no qual somos ruins.

Ou seja, temos que fazer reforço naquilo que somos muito bons, para sermos excepcionais. É assim que atingimos outro nível de excelência naquilo que fazemos.

Comece a se tornar herói...

Junte-se a mais de 110 mil heróis e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer a sua vida mais intensa! (é grátis)! Preencha abaixo e cadastre-se:

Compartilhe isto!

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários:

Mais artigos:

comunicação

O que realmente funciona no mercado digital?

Primeiramente, entretenimento é a melhor mecânica para vender qualquer coisa. A maioria das pessoas apenas não sabem o que nós, criadores de conteúdo, sabemos até

Já maratonou meu IGTV?

Toque no botão abaixo e entre agora nos meus últimos vídeos.