Para entender o que é branding, também é preciso entender o que é marketing. Esses dois tipos de abordagens podem ser utilizadas ao criarmos e entregarmos conteúdo. Porém, mesmo tendo o mesmo objetivo, elas se diferem em um aspecto importante.
Infelizmente, um dos grandes problemas que nos impedem de olhar para a nossa trajetória e selecionar aquilo que entregaremos se deve à falta de uma cadeira de marketing na faculdade, seja qual for o curso. Saber o que é branding e como aplicá-lo é algo essencial no mercado digital.
O que é branding?
Marketing é a forma de atrair o lead. Com ele, fazemos com que o nosso anúncio chegue até o público. Com branding, o “som” dos nossos atos chegam até as pessoas.
Desse modo, tudo o que fazemos serve para deixarmos e passarmos a nossa marca. Ou seja, ele é a forma magnética de atrair as pessoas.
As pessoas falam pelas costas uma das outras o tempo inteiro, deixamos um rastro e uma marca por onde passamos. Assim, o branding é o que as pessoas estão falando sobre nós na nossa ausência.
Como fazer um bom branding?
As pessoas têm medo de chocar, da vivência real, estão sempre se escondendo. No entanto, tudo se resume a chocar o cérebro de quem está nos vendo, assistindo e/ou ouvindo. Por isso, chame atenção, quebre o padrão. Esse será seu diferencial competitivo.
Quando as pessoas chegam até nós por causa do nosso branding, elas estão dispostas a pagar mais. Perguntam-nos sobre o nosso produto, porque souberam que somos incríveis no que fazemos e ensinamos e, como resultado, nós temos o poder de negociação. É isso que devemos buscar todos os dias.
Resumindo, com o marketing, fazemos um anúncio para irmos atrás das pessoas; com o branding, elas virão atrás de nós de forma natural. E, quando elas vêm até nós, nós definimos o preço.