Por que os pais interferem na vida dos filhos adultos?

Muitos pais interferem na vida dos filhos que já são adultos, o que causa constante reclamação por parte desses. Mas por que será que isso acontece?

Há um motivo para que acabem fazendo isso e fiquem dizendo o que seus filhos têm que fazer. Antes de mais nada, isso é resultado de um comportamento nosso.

Por que os pais interferem na vida dos filhos?

Todas as vezes que geramos um “boleto emocional” ou físico e damos para os nossos pais pagarem, eles nos tratarão como adolescentes.

Por exemplo, muitas pessoas chegam na casa dos pais reclamando dos desentendimentos que têm com um(a) namorado(a). Se não ficassem preocupando os pais com isso e resolvessem com esse(a) parceiro(a), eles não se meteriam na vida delas.

Ou seja, se ficarmos nos comportando como adolescentes, nossos pais nos tratarão como adolescentes. Então, se quisermos ser tratados como adultos, temos que pagar os nossos “boletos emocionais” e financeiros.

Como fazer para que os pais parem de interferir?

Há muitas pessoas com carência afetiva, que geram “boletos” para “pagarmos”. Por isso, primeiramente, temos que nos afastar delas e começar a nos relacionar com pessoas que nos ajudam a “pagar” boletos.

Quando ficamos na vontade de agradar, ser aceitos, amados e reconhecidos, “pagamos” os “boleto” dos outros. Fazemos isso esperando por uma “migalha emocional” deles.

Pode até acontecer de haver uma “migalha emocional”, mas o outro só irá nos reconhecer como “pagadores” de “boletos” alheios. É muito difícil que se aproximem de nós por admirarem quem somos de verdade. Irão apenas se aproveitar.

Cada um deve “pagar” os próprios “boletos”. Senão, repetiremos o padrão. Entraremos nos relacionamentos, geraremos “boletos” para nós e, depois, os daremos para os nossos pais “pagarem”.

Assim, por amor, afeto e cuidado, os pais interferem na vida dos filhos. No dia em que resolvemos os desentendimentos que criamos, sem envolvermos pai ou mãe — no máximo compartilhando com eles —, isso deixa de acontecer. Dessa forma, eles passam a ter a confiança de que o filho ou a filha consegue resolver sozinho(a).

O que separa os homens dos meninos e as mulheres das meninas é a responsabilidade, ou seja, a habilidade de responder às coisas que se faz. É assumir que algo deu errado e levar o aprendizado, para que não se repita.

Como sermos prósperos se não conseguimos dar conta nem dos problemas que criamos? Prosperidade é dar conta disso e ajudar os outros a resolverem os seus problemas.

Ou seja, é preciso ter intimidade com duas palavras: responsabilidade e problema. Você tem que ser bom(a) em responder à problemas.

Comece a se tornar herói...

Junte-se a mais de 110 mil heróis e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer a sua vida mais intensa! (é grátis)! Preencha abaixo e cadastre-se:

Compartilhe isto!

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários:

Mais artigos:

comunicação

O que realmente funciona no mercado digital?

Primeiramente, entretenimento é a melhor mecânica para vender qualquer coisa. A maioria das pessoas apenas não sabem o que nós, criadores de conteúdo, sabemos até

Já maratonou meu IGTV?

Toque no botão abaixo e entre agora nos meus últimos vídeos.